Fala galerinha, meu nome é Pablo Mozer de Pinho, sou professor de matemática e sempre busquei, através do uso de tecnologias, ferramentas que pudessem ser aplicadas no cotidiano escolar, com isso, apresento abaixo alguns projetos e um pouco da minha trajetória!
Apesar de estar a "pouco" tempo na área de educação! Completando 10 anos como servidor público no ano de 2025, sempre busquei conhecer meus alunos e tentar trabalhar dentro das diferentes realidades com as quais eu convivia. Trabalhei eu diversos tipos de instituições, públicas e privadas, com públicos heterogêneos, o que me trouxe experiência e uma análise um pouco mais crítica a respeito da educação, ainda mais após o "retorno" as atividades educacionais, posterior a pandemia que vivenciamos.
Minha Jornada educacional inicia em escolas públicas, em especial no Colégio Estadual Canadá, no qual concluí meu Ensino Médio entre os anos de 2005 e 2007, onde, posteriormente, retornei como estagiário, professor efetivo e Diretor.
Quando alcancei o Ensino Superior, resolvi cursar Matemática na Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (FFSD), entre os anos de 2008 e 2011, uma prestigiada instituição da cidade de Nova Friburgo, que formou milhares de profissionais na área de educação.
Após algum tempo, já formado, optei por uma Pós-Graduação em Modelagem Matemática na Educação, cursada entre 2016 e 2018 no CEFET - Campus Nova Friburgo. Foi aqui que surgiram as primeiras ideias de Gamificação, na época não conhecia este termo, mas já pensava em algumas atividades diferenciadas.
A Gamificação, Recursos Tecnológicos e Metodologias Ativas, tiveram um papel introdutório na minha vida a partir de 2019, se intensificando em 2023 e 2024. Desde então, busco me aprimorar e conhecer cada vez sobre este universo que tem muito a contribuir.
Atualmente curso o ProfMat (Mestrado Profissional) na Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) ingresso em 2025. A proposta inicial é desenvolver trabalhos no campo da Gamificação.
Minhas produções se dividem em duas etapas, como Docente, produzindo artigos e recursos para serem utilizados em sala de aula, e como Gestor, buscando, de forma administrativa, facilitar ou potencializar ações dentro de uma unidade educacional.
Após conhecer as potencialidades da Gamificação, nesse momento, já como recurso metodológico, publiquei dois artigos com a professor Giulia Pinho:
Este último artigo era a base do livro que estava escrevendo, buscando, justamente, incentivar a leitura na segunda infância, pois é extremamente difícil competir com as telas nessa faixa de idade. Dessa forma consegui publicar o livro abaixo, tantando levar a leitura de outra forma aos leitores:
Iniciei, construindo com meu filho, 7 anos na época, um jogo de trilha, relacionando a tabuada com a quantidade de casas que os personagens andavam. Foi criada uma narrativa sobre uma princesa raptada que precisava ser salva, e incluímos recursos como pontos de vida, batalhas, Power-Ups e caminhos diferentes a seguir, ou seja, o jogador fazia sua própria história, até vencer o chefe final e realizar o resgate.
Já partindo para aplicações mais tecnológicas, verifiquei que poderia usar diferentes recursos, unidos através da árvore de links Campsite para proporcionar uma base melhor de informação para os alunos, buscando ajudar de diferentes formas, ou seja, um contato direcionado, do aluno com a disciplina além da sala de aula.
Produzi alguns jogos na plataforma Wordwall, que permitem, não só a criação como a utilização de produções de outras pessoas. É uma ferramenta extremamente útil tendo em vista sua versatilidade e quantidade de funções, permitindo diversos usos dentro da área educaional.
Depois de algumas "andanças", trabalhei com meus alunos numa plataforma chamada Classcraft. Sendo esta uma plataforma gamificada, com pontos de experiência, vida, magias e muitas outras ferramentas. De onde eu tirei muita base para criar o projeto Fractais, porém, optei por algo mais voltado a realidade dos meus alunos, tendo em vista as muitas funcionalidades da plataforma eram mais aplicadas para o Fundamental I.
A primeira grande aplicação que desenvolvi foi um diário de classe online, utilizando o Google Planilhas onde, com o passar do tempo, consegui inserir várias funcionalidades com o feedback dos professores. Esses diários pegam informações de outra planilha que é liberada para a secretaria, com informações dos alunos. Automaticamente ela já atualiza com o nome dos novos estudantes, preenche as presenças, já indica os casos de alunos cancelados ou transferidos, faz o somatório das faltas, organiza em ordem alfabética para lançamento no sistema da SEEDUC, imprime uma lista de alunos que se encontram de recuperação, além da impressão da presença, nota e consolidado, unificando tudo num só local.
Com a existência do diário, além do compartilhamento diretamente no drive, sentimos a necessidade de inserir essas informações em algum "local" que fosse de fácil acesso aos docentes. Assim me foi apresentado o Notion. Neste App foi construída uma estrutura, não só de acesso aos diários, mas também, informações de cada turma/alunos especificamente, e informações gerais. Através de vários bancos de dados, fomos liberando acesso somente das turmas que cada professor lecionava, deixando tudo muito prático.
No ano de 2024, já com mais experiência em diversas plataformas, construí uma aplicação para registro de ocorrências utilizando Planilhas Google e Árvore de Links. Com algumas fórmulas, transformei as planilhas em banco de dados, gerando um contador automático dessas ocorrências por aluno, além dos filtros por nome e turma para atendimentos e reuniões.